Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz?

Inicio do ano e muitos jovens (ou as mamães, titias, irmãs mais velhas dos jovens) já estão de olho nas vagas do programa de aprendizagem!

É esperado que nesta época as vagas sejam abertas para contratação de jovens aprendizes, e por isso trazemos até você algumas explicações e dicas bem interessantes para todos que estão nesta jornada.

5%

De acordo com a lei, todas as empresas no Brasil precisam dedicar 5% de suas vagas (desconsiderando os cargos técnicos e de confiança) para jovens aprendizes. Como a crise econômica fez com que muitas empresas demitissem seus funcionários, diminuindo assim o quadro total de funcionários, automaticamente o número de vagas para aprendizes também foi automaticamente reduzido em todo país.

Prepare-se para um mercado com mais gente buscando emprego e menos vagas disponíveis.

23 Meses

De acordo com a lei, o programa de aprendizagem tem um ciclo máximo de 23 meses, ou seja, vira e mexe tem aprendiz concluindo a experiência e novas vagas se abrindo! Vale a pena ficar ligado nos sites do SINE, vagas de empregos e Linkedin pra receber as atualizações.

É por isso também que determinadas épocas do ano não encontramos nenhuma vaga de aprendizagem disponível, enquanto em outras são ofertadas várias em diversas empresas. Geralmente o inicio do ano e o meio são as épocas mais comuns de se encontrar boas ofertas de vagas.

Um programa gratuito

Aqui em Curitiba algumas escolas tem se apresentado “vagas de aprendiz” para quem se matricular. São cobradas taxas de matricula e mensalidades de cursos de aprendizagem para adolescentes a partir de 14 anos. Entenda que pela lei, qualquer jovem ou adolescente não precisa pagar absolutamente NADA para ser um aprendiz. O programa pe totalmente gratuito, aliás, o aprendiz recebe um salário para trabalhar.

Se você pagou alguma taxa para matricular seu filho num curso de aprendiz suspeite de que esta talvez não seja a maneira oficial de conseguir isso.

Para entender melhor os caminhos oficiais vamos te esclarecer como o programa funciona.

Empresa & Instituição Formadora

Todo aprendiz aprende. Ou seja, além de trabalhar na empresa o aprendiz faz um curso técnico para capacitá-lo a desempenhar suas funções na empresa. Para garantir tanto o aprendizado quanto o trabalho, as empresas fazem parcerias com instituições formadoras. Estas instituições são o sistema S (Senai, Sesi, ..) e ONGs habilitadas pelo Ministério Público do Trabalho a este tipo de capacitação. Aqui em Curitiba, por exemplo temos: ABC Vida, Unilehu, Espro, Gerar, Instituto Tibagi, dentre muitos ouros.

Por conta desta parceria, muitas empresas ao invés de publicar suas vagas abertas ao público, recorrem direto ao banco de dados de suas instituições formadoras parceiras. Sabendo disso, vale ao candidato acessar cada um destes sites, conforme as instituições de sua cidade, e fazer seu cadastro.

Fazer o cadastro nestes sites não significa que você será chamado imediatamente. As vagas precisam ser abertas nas empresas antes. Mas significa que você estará no banco de dados quando este for consultado em busca de candidatos.

Redes Sociais

Aqui vale a dica de deixar o perfil do candidato a uma vaga de emprego qualquer, inclusive de aprendiz, adequado à visitação! Sim, sabemos que cada um pode ter a vida que quiser, e que recrutadores não devem fazer seleção baseados em perfis de redes sociais, MAS.. também sabemos que esta visitação acontece! Portanto, se você está de fato disposto a encarar a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho, vale cuidar do que tem publicado ultimamente!

Já fiz tudo e não consegui a vaga

Se mesmo depois de entender mais sobre o programa e se candidatar a várias vagas a sua vez não chegar, não se preocupe, ainda há algumas outras possibilidades!! Mas elas fazem parte do nosso próximo post. Fique ligado aqui no site e nas nossa redes sociais para acompanhar esta série especial sobre o Programa de Aprendizagem.

E conte pra gente, tem alguma coisa específica que você queira saber? Deixe aqui nos comentários.

Abraços

Equipe Youngers.

Comments

comments

3 comentários sobre “Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: Unknown: open(/var/lib/php7/session/sess_59339845d8a9ac7b4f098ba29083c059, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php7/session) in Unknown on line 0