Preciso de um emprego urgente!!

Sou sócia numa empresa que faz inclusão de jovens no mercado de trabalho. Recebemos das empresas solicitações de candidatos em busca de emprego. Toda semana a rotina é a mesma, temos as vagas abertas e precisamos encontrar pessoas para estas vagas.

Neste contexto, uma das frases que mais ouço é: “Preciso de um emprego urgente!”. É muita gente desesperada em busca de uma carteira assinada. Espero neste artigo te ajudar com algumas dicas básicas do que aprendi nestes meus últimos 20 anos trabalhando com juventude.

Urgente Porque?

Muita gente tem pressa hoje. Precisa de dinheiro HOJE pra pagar suas contas. Tem barriga vazia em casa HOJE e precisa por comida em casa. Tem parente doente precisando de remédio. Todos estes são motivos urgentes. Urgentes em busca de Dinheiro, recurso financeiro, mas não necessariamente de um emprego.

Se você precisa exclusivamente levantar grana, talvez você possa fazer isso de maneira honesta, descente mas, sem ter uma carteira assinada. Não confunda levantar dinheiro com urgência em arrumar um emprego. Cuidado com empregos apenas para se fazer dinheiro.

Vender docinhos, lavar carros, limpar casas, fazer “leva e traz” de compras, bater fotos de aniversários infantis, fazer animações de festas infantis, fazer venda direta (avon, natura, polishop, herbalife, up, SCI, etc..) são todas maneiras reais, concretas, descentes e honestas de se levantar dinheiro sem ter uma carteira assinada.

A diferença é que todas elas dependem só de você! Não tem chefe, não tem cartão ponto e nem vai ter salário fixo no fim do mês se você não trabalhar de verdade.

Penso que a primeira coisa que precisamos refletir é justamente isso: preciso de um Emprego Urgente, mas urgente porque? Se for só por conta de levantar dinheiro ou recursos para pagar alguma divida, vale a pena considerar as opções acima e continuar lendo este artigo.

Emprego X Carreira Profissional

O problema de se conseguir um emprego só por conta de pagar as dívidas é desistirmos de todo o resto. Certa vez conheci uma mulher que aos 16 anos já tinha plena consciência de que precisava ajudar a pagar as contas de casa. Por isso ela resolveu arrumar um emprego. Conseguiu! Foi trabalhar com serviços gerais. (que por sinal é uma excelente maneira de se começar uma carreira).

Como ela trabalhava o dia todo, acabou largando os estudos. Mas agora, todo fim de mês, ela ganhava seu salário mínimo e levava pra casa para ajudar a família. O tempo foi passando, ela trocou de emprego algumas vezes, mas sempre trabalhava com limpeza, serviços gerais, auxiliar de limpeza, enfim.. trabalhou em escolas, hospital, empresas, escritórios e até casas de família.

30 anos depois deste primeiro emprego, ela já estava casada e tinha uma filha com 16 anos que por sua vez tinha uma profunda consciência de que precisava ajudar em casa. E lá se começava a próxima geração no caminho do salário mínimo.

Recebe todo fim de mês, ok. Mas, em poucos anos o salário deixa de ser suficiente para pagar todas as dívidas. Em outros anos a família toda está prisioneira deste salário mínimo. Gente que poderia viver de outras formas (perceba que nem estou dizendo melhor ou pior, neste ponto da minha vida acredito vida boa pouco tem a ver com $$). Gente que poderia além de viver pra si e para muitos outros. Gente que poderia fazer diferença na vida de cetenas e de milhares. Gente que agora depende de carteira assinada pra ganhar 1 salário mínimo.

Os pés no presente, o olhar no futuro

Com tudo isso em mente, vou (finalmente) dar algumas dicas para quem está ai procurando emprego urgentemente.

  1. Currículo: invista nisso um tempo. Mesmo que você não tenha experiência, assista aqui algumas dicas:

2. Faça um upgrade nas suas redes sociais: cuide de seus posts, suas fotos e da imagem que você tem passado para as pessoas que ainda não te conhecem.

3. Indicações: Sendo você uma pessoa responsável, comprometida, gente boa pacas.. avise pros seus conhecidos que você está em busca de emprego, diga além disso com o que você topa trabalhar e o que você está buscando. Assim quando eles souberem de algo terão prazer em te indicar.

Mas atenção

Não saia por ai dizendo que está desesperado(a) pra arrumar emprego. Ninguém gosta de gente desesperada. Ao contrário, diga que você está pronto(a) pra começar a trabalhar imediatamente. É quase a mesma coisa, mas não é assustador.

Não diga que você topa fazer qualquer coisa. Não existe vaga pra qualquer coisa. Seja o mais especifico(a) que você puder. “Trabalho com limpeza”, “Sou bom(a) em fazer planilhas do excel”, “Já vi meu pai trabalhando com linha de produção, também quero fazer isso” ou qualquer outra ocupação específica. Isso vai acelerar a chegada de seu emprego.

Não pense que você topa qualquer coisa, porque também não é verdade! Nem qualquer coisa, nem em qualquer lugar. Muita gente desiste de trabalhar por conta da distancia entre o trabalho e a residência. M U I T A! Suficiente pros avaliadores de RH nem entrevistarem você se você morar muito longe da empresa. Portanto, foque suas energias em arrumar algo a uma distancia que você não terá dificuldades em realizar DIARIAMENTE.

Não pare de estudar! NUNCA. Não deixe de ler, de conhecer coisas novas, de aprender. Desenvolva-se e vá além do que seus pais um dia imaginaram que você iria! Você pode. Contanto que realize tantas coisas quanto as que você sonha.

Sonhe. Deseje algo de sua vida. Uma pessoa sem sonhos não vive, sobrevive.

Espero ter te ajudado de alguma forma. Abraços apertados, boa sorte, e mantenha-me informada quanto aos seus progressos.

Geovana Conti 

Comments

comments